Seminário Husserl

 Apresentação

O seminário Husserl: suas leituras e seus leitores foi, inicialmente, pensado para ser um espaço aberto às exposições dos resultados parciais da pesquisa dos alunos participantes do Grupo de Estudos e Pesquisas na Fenomenologia de Husserl. O evento não se delimita a um tema central na fenomenologia, mas, antes permite um diálogo direto das obras do seu fundador e demais autores, leitores e contribuintes do movimento fenomenológico. A intenção é abranger um elenco vastíssimo de autores integrantes dessa tradição, possibilitando uma abertura desde Husserl a autores da filosofia analítica, da fenomenologia francesa e da filosofia da mente contemporânea. O seminário abrange ainda temas concernentes às relações da fenomenologia com as ciências humanas (Tais como, a história, psicologia, sociologia, etc). Portanto, o objetivo do evento perpassa a necessidade de conter os desenvolvimentos posteriores da fenomenologia sem esquecer, contudo, a sua fonte originária: a fenomenologia de Husserl. O evento é uma oportunidade para a exposição dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos na área da Fenomenologia e na construção de um diálogo entre os mais variados autores pertencentes à construção do movimento fenomenológico, possibilitando uma cooperação futura entre pesquisadores, professores e alunos, bem como demais interessados na fenomenologia em geral.

Iª Edição

Realizado no dia 7 de junho de 2019, a primeiro edição do seminário do Grupo de Estudos e Pesquisas na Fenomenologia de Husserl, intitulado "Husserl: suas leituras e seus leitores”, aconteceu no Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, no auditório do Curso de Filosofia localizado no terceiro andar do Bloco O. O seminário contou, sob a coordenação do Professor Carlos Tourinho, com a participação de nove membros do referido grupo de estudos e pesquisas que, na condição de comunicadores, fizeram uma breve exposição dos resultados parciais de suas pesquisas.

Cartaz da Iª Edição
Programação

IIª Edição

Nos dias 13 e 14 de agosto de 2020, os participantes do grupo de estudos e pesquisas produziram a segunda edição do seminário Husserl: suas leituras e seus leitores. Devido à pandemia, o seminário foi realizado por meio da plataforma digital Google Meet. Contamos com duas palestras de abertura em cada dia do evento, proferidas, respectivamente, pelos professores Carlos Tourinho (PFI/UFF) e Paulo Taddei (PPGF/UFRJ), além de sete comunicações dos resultados parciais das pesquisas desenvolvidas pelos alunos vinculados ao grupo.


Cartaz da IIª Edição



IIIª Edição

A terceira edição do seminário Husserl: suas leituras e seus leitores está prevista para ocorrer, ao longo de três dias, no mês de outubro do corrente ano. Em breve, traremos informações atualizadas sobre a programação do seminário. 




















Nenhum comentário:

Postar um comentário